Projetos

Enquadro - uma hq urbana

Crônica ilustrada dos Bairros de São Paulo, pelo cotidiano dos seus habitantes.


“Personagens anônimos que contam através de sua existência a alma dos bairros desta cidade são o mote para esta HQ Urbana, as redes não virtuais entre personagens reais.”

Um processo coletivo, que reúne artistas, entre eles grafiteiros, artistas plásticos, webdesigner, fotógrafos, videomakers, roteiristas, montadores de cinema, produtores musicais, djs, produtores, figurinistas e atores. Todos reunidos para contar, desenhar, esculpir, fotografar, gravar, editar, costurar, interpretar, uma única estória.

Objetivos

A partir de situações comuns, retratar coletivamente o convívio de moradores de São Paulo com o entorno de seus lares ou ambiente de trabalho.
Coexistência de múltiplas etnias e gêneros. Valores diferentes para somar e também preservar.
Sempre através ações diretas em espaços de acesso público, registradas, editadas e disponibilizadas em varias mídias.
Ações diretas multidisciplinares, somando o potencial artístico de todos os envolvidos, construindo uma obra comum dedicada a Cidade de São Paulo, ressaltando a importância que esta cidade tem para nós paulistanos.
A Arte a serviço do bem comum, de acesso a todos, construindo a cidadania muitas vezes ignorada, pela vida agitada que não olha pro lado. Enfatizar que mesmo neste ritmo alucinado, com desequilíbrios sociais, também bate um coração.
Um coração que ajuda a construir o eldorado paulistano.
Terra de sonhos, garoa e muita realidade.

Justificativa

A importância de disponibilizar arte em acessos públicos, contribuindo para a construção do imaginário brasileiro, quando muitas vezes tomado pela necessidade de sobreviver o cidadão comum fica afastado do seu direito ao lazer, passa longe e muito longe dos bens artísticos que é de direito comum.

Através de ações diretas coletivas, incentivar as pessoas a ocupar um espaço público com responsabilidade do que é seu.
O espaço público também é lazer e reflexão.
O espaço público como forma de encontro de seus moradores.
Uma galeria a céu aberto.

casadalapa



ENQUADRO CAPÍTULO I: DOMINGAS

Entre maio e junho de 2008 um grupo de mais de 40 artistas paulistanos (além dos componentes da casadalapa, diversos artistas convidados) se reuniu nas ruas do Brás para contar a história da personagem Domingas.
A história de Domingas é uma história de ficção criada coletivamente. A idéia do projeto Enquadro, como conceito, é retratar a vida de personagens ligadas aos bairros paulistanos. Por isso, a pesquisa por lugares e por personagens ligadas a esses lugares. O Brás e sua história ligada à costura. O Brás como um bairro histórico e representativo das muitas transformações pelas quais São Paulo passa. Domingas. Uma típica costureira do Brás. Mas qual a história única dessa Domingas? A criação da nossa Domingas foi coletiva, fruto de diversas reuniões criativas com todos os artistas envolvidos, todos sugerindo idéias e temas para contá-la.
Domingas foi uma costureira do carnaval de São Paulo que teve o filho desaparecido depois de um desfile da Escola de Samba pelas ruas da cidade. Todos os anos, no meio do carnaval, ela volta ao lugar onde costurava suas roupas, com as medidas na cabeça, para se lembrar do filho, na esperança de que ele possa reaparecer a qualquer momento...
Dentro desse conceito do Enquadro, a história de Domingas foi contada utilizando-se do diálogo entre grafite, artes plásticas, webdesign, fotografia, vídeo, música e teatro, transformando o espaço público em cenário a céu aberto para uma HQ Urbana: desenhos nas paredes retratavam parte da sua história; uma atriz representava Domingas, enquanto uma equipe de vídeo gravava sua performance; uma equipe de áudio captava os sons do universo de Domingas e seus pensamentos em memória, de quando estava grávida, das medidas das roupas de seu filho; uma instalação com um fio de lã de mais de 100 metros tomou conta das ruas do Brás, indo desde uma fábrica até a estação de trem; uma foto gigante do seu lugar de trabalho se misturou ao cenário; mais de 15 crianças do bairro participaram da intervenção como parte de uma ala da escola de samba de Domingas; mais de 4 fotógrafos realizaram um ensaio fotográfico sobre a sua história; um curta sobre Domingas foi exibido na casadalapa no evento Mixtoquente totalmente dedicado a essa história, com exposição de seus figurinos e novas instalações...
Esse é o espírito do Enquadro e da casadalapa: encontrar um objeto artístico que possa detonar o processo criativo em artistas de áreas diferentes e que, sem um líder ou um diretor, todos contribuam de maneira coletiva. E a obra acaba por ser esse  corpo multi-mediático, em que as partes falem por si e pelo todo. Esse foi o primeiro episódio do projeto ENQUADRO.
O livro deste enquadro foi realizado através do Edital de Publicação de Livro de Arte, do PROAC – SP.




ENQUADRO EPISÓDIO II: THIAGUINHO DA REDENÇÃO

O conceito do projeto Enquadro, desde a sua criação, prevê a continuidade e experimentação. Trata-se, na verdade, de uma série composta por diversos capítulos; cada capítulo retrata um drama específico e representativo da vida de um personagem e de seu espaço.
O conjunto dos personagens retratados no Enquadro compõe um grande painel da cidade e de seus bairros: como se o "espírito" de uma rua fosse materializado em grafite, foto, filme, música. Em diversas pessoas, em muitos lugares.
A nossa idéia de continuidade é ainda mais específica: os personagens estão todos conectados. As vezes em tramas sutis, outras vezes através de ligações mais fortes. Esse foi o caso do segundo capítulo da série: Tiaguinho da Conceição.
Tiaguinho é filho de Domingas. E aqui, no Enquadro II mostramos o que aconteceu depois que Tiaguinho desapareceu da vida de Domingas. E ainda as causas do seu desaparecimento.
A criação desse personagem está diretamente ligada a um lugar: o barracão de uma pequena escola de samba, localizado embaixo de um viaduto em Itaim Paulista. Nossa série foi para dentro da zona Leste, para contar o que aconteceu com esse personagem. Foi lá que trabalhar, gravamos, grafitamos com a participação dos moradores e artistas da região. Seja através de entrevistas documentais, seja através da ação direta nas intervenções.
Participaram desse processo mais de 100 artistas. Foram convidados 2 grupos de grafite, 8º Batalhão e Turma 44 e mais de 20 grafiteiros, além de 2 grupos de teatro atuantes no Itaim, Primeiro Comando Teatral e Grupo Teatral da Loucura. A escola de samba Unidos de Santa Bárbara conquistou um espaço privilegiado na história. O grupo de circo Linhas Aéreas mudou a caracterização de um grupo de personagens. A pixação foi usada como linguagem. Também a fotografia stop motion e projeções sobre a cidade. O samba se misturou com o grupo afro Treme Terra. E no cortejo final, vários moradores se misturaram aos artistas.
O filme deste enquadro foi realizado através do Rumos Cinema e Vídeo - Filmes e Vídeos experimentais, do Itaú Cultural


Os dois Enquadros irão participar da Quadrienal de Praga 2011: Espaço e Design Cênico, maior evento na sua área no mundo – apresentando trabalhos contemporâneos numa variedade de disciplinas e gêneros do design da performance – figurinos, palco, iluminação, sonoplastia, e arquitetura teatral para dança, ópera, teatro, site specific, performances multidiáticas e artes performáticas etc.