sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Frente 3 de Fevereiro - Monumento Horizontal

Em 2004, a Frente 3 de Fevereiro homenageou o dentista Flavio Santana, morto por policiais por racismo, com a construção de um monumento horizontal no local onde foi alvejado. O monumento foi destruido, e a Frente reconstruiu outro. Também foi destruido. Essa foi a primeira intervenção que a Frente fez em São Paulo. Já faz muito tempo. Depois desse ato, a Frente já editou um livro, editou um documentário visto na TV Cultura (DOCTV) e gravou um disco, além de várias intervenções, aqui e em outras fronteiras invisíveis. Essa semana a Folha publicou a seguinte reportagem.

Governo dará curso antirracismo a PMs
Aulas serão obrigatórias para policiais dos municípios que firmarem convênio com a União; verba prevista é de R$ 5mi

Ao admitir que existe preconceito racial nas abordagens policiais, o governo federal lançará em março um polêmico plano que prevê o treinamento de policiais militares e agentes penitenciários para lidar com negros, tanto numa abordagem policial como numa conversa com um jovem infrator. Um exemplo que motivou o plano, parceria do Ministério da Justiça com a Secretaria da Igualdade Racial da Presidência, foi o assassinato do dentista negro Flávio Ferreira Sant'Ana, em 2004, em São Paulo. Ele foi morto por policiais militares após ter sido supostamente confundido com um assaltante.
(...) Nos cursos serão abordados temas de sociologia, antropologia, história e direito, como introdução aos direitos humanos, diversidade étnica nacional, o que é racismo, preconceito e dados sobre o número de negros no país. (...)

Bom, certeza temos que estamos no caminho certo. Saravá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário