sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Enquadro

Enquadro - uma hq urbana

Crônica ilustrada dos Bairros de São Paulo, pelo cotidiano dos seus habitantes.



“Personagens anônimos que contam através de sua existência a alma dos bairros desta cidade são o mote para esta HQ Urbana, as redes não virtuais entre personagens reais.”

Um processo coletivo, que reúne cerca de 30 artistas, entre eles grafiteiros, artistas plásticos, webdesigner, fotógrafos, videomakers, roteiristas, montadores de cinema, produtores musicais, djs, produtores, figurinistas e atores. Todos reunidos para contar, desenhar, esculpir, fotografar, gravar, editar, costurar, interpretar, uma única estória.

Objetivos

A partir de situações comuns, retratar coletivamente o convívio de moradores de São Paulo com o entorno de seus lares ou ambiente de trabalho.
Coexistência de múltiplas etnias e gêneros. Valores diferentes para somar e também preservar.
Sempre através ações diretas em espaços de acesso público, registradas, editadas e disponibilizadas em varias mídias.
Ações diretas multidisciplinares, somando o potencial artístico de todos os envolvidos, construindo uma obra comum dedicada a Cidade de São Paulo, ressaltando a importância que esta cidade tem para nós paulistanos.
A Arte a serviço do bem comum, de acesso a todos, construindo a cidadania muitas vezes ignorada, pela vida agitada que não olha pro lado. Enfatizar que mesmo neste ritmo alucinado, com desequilíbrios sociais, também bate um coração.
Um coração que ajuda a construir o eldorado paulistano.
Terra de sonhos, garoa e muita realidade.

Justificativa

A importância de disponibilizar arte em acessos públicos, contribuindo para a construção do imaginário brasileiro, quando muitas vezes tomado pela necessidade de sobreviver o cidadão comum fica afastado do seu direito ao lazer, passa longe e muito longe dos bens artísticos que é de direito comum.

Através de ações diretas coletivas, incentivar as pessoas a ocupar um espaço público com responsabilidade do que é seu.
O espaço público também é lazer e reflexão.
O espaço público como forma de encontro de seus moradores.
Uma galeria a céu aberto.

casadalapa

Um comentário:

  1. ...as redes não virtuais entre personagens reais.”

    putz!! gostei muito dessa sacada! muito mesmo

    zeca

    ResponderExcluir