quinta-feira, 19 de março de 2009

Feministas na UCLA



Vídeo produzido pelas Atuadoras e Kiwi Cia de Teatro na Universidade da Califórina, Los Angeles, novembro/2008, durante o seminário "Actions of tranfer: women's performance in the Americas".
Estivemos lá representando o Brasil com apoio da Secretaria de Políticas Especiais para as Mulheres (Ministério do Desenvolvimento Social). Durante o evento, perguntamos às pessoas na Universidade "Você é feminista?" - as respostas estão no vídeo.

2 comentários:

  1. interessante ver como a palavra "feminista" ainda causa um certo constrangimento mesmo em mulheres que supostamente tem uma educação privilegiada. a sociedade machista fez um belo trabalho em associá-la à imagem da "louca enfurecida", fazendo com que certas mulheres não se vejam como feministas, apesar de acreditarem em direitos iguais para ambos os sexos. e claro, sempre tem um macho cínico dizendo "eu sou feminista" com um sorrizinho no canto da boca. lembro que quando eu tinha 9 anos de idade, meus pais foram chamados ao colégio porque eu falei em sala de aula que eu era "ateu, comunista e feminista", hahaha! mas nada supera a frase, que eu cheguei a ouvir de uma apresentadora de tv, "eu acho que a mulher não tem que ser feminista, tem que ser feminina". e o auditório "eeeeeeeeeeee!!! clap clap clap!!!". afe.

    ResponderExcluir
  2. É exatamente disso que se trata, Pedrão. Impresionante como é forte o poder de desmobilizar a luta e banalizar um assunto tão importante. Quando pensamos em um trabalho de sensibilização e educação para jovens meninas, com o objetivo de que elas conheçam e exerçam seus direitos, sempre encontramos o obstáculo do nome "feminismo", que ao ser dito causa tanto incômodo que corremos o risco de perder o trabalho previamente construído...

    ResponderExcluir